Família de processadores, Módulos e submódulos.
E ai galera aqui vamos entender o que é arquitetura e organização de computadores de maneira mais simples, para começar vamos entender o que são os Módulos, Submódulos e Família de processadores.
Essas são funcionalidades básicas que existem dentro do seu computador para que ele possa rodar como conhecemos hoje! Sabemos que nem sempre foi dessa maneira, então para que vc possa entender o porque esses módulos existem, teve uma história por trás, então na próxima publicação vou falar sobre Von Newmann, aguarde!!!
Então bora lá:
Família de processadores!
Todos nós quando vamos baixar um programa, temos que escolher se é para uma máquina de 32 bits ou uma de 64 bits.
Isso acontece porque para cada família de processador existe uma codificação diferente para que esse processador possa ler o programa e executar da devida maneira. Por isso é muito importante saber como comportar seu código para cada família de processador. De maneira mais clara para que você possa entender, uma família de processadores x86 tem o mesmo conjunto de instruções a mesma forma de endereçamento o mesmo espaço de memória para os tipos disponíveis de dados é por isso que podemos executar o mesmo programa em um processador da AMD e um INTEL porque eles fazem parte da mesma família de processadores (x86).
Módulos.
Os módulos é nada mais que coisas que acontecem dentro do computador quando você executa um programa, e eles são classificados em dois tipo (Módulos e submódulos) vamos chegar lá.
Os principais módulos
Conjunto de instruções:
Gente esse módulo é indispensável, eu chamo ele de tradutor. Isso porque ele é responsável por traduzir as linguagens de baixo de alto nível (c##, Python, Javascript) para uma linguagem de máquina como (assembly).
<Vou fazer uma postagem sobre linguagem de máquina e linguagem de alto nível aqui fiquem atentos!>
Mecanismo de entrada e saída (E/S) (I/O - Input e output):
Entidades responsáveis por realizar a interação com o 'mundo externo' para coletar ou externar informações. São exemplos de memória de E/S: controladores de teclado, de vídeo, HD etc....
Barramento de sistema:
Elemento responsável por realizar a interação dos demais módulos. Os Módulos são distribuídos seguindo uma organização física denominada como topologia.
Submódulos
Registradores: Representam a memória interna do processador, para que sejam carregadas as instruções e as informações a serem manipulados;
ALU: (Arithmetic Logic Unit) - Unidade Lógica e Aritmética: Tem como objetivo de executar operações aritméticas, como adição, subtração, divisão e multiplicação, e operadores lógicos.
Barramento interno: Ele age permitindo a interação entre os demais módulos permitindo o fluxo de informações entre eles.
Unidade de controle: Gerencia o fluxo de informações internamente ao processador, sendo também responsável pelo gerenciamento do processamento entre si.
Essas são funcionalidades básicas que existem dentro do seu computador para que ele possa rodar como conhecemos hoje! Sabemos que nem sempre foi dessa maneira, então para que vc possa entender o porque esses módulos existem, teve uma história por trás, então na próxima publicação vou falar sobre Von Newmann, aguarde!!!
Comentários
Postar um comentário